10 mandamentos do concurseiro

10-mandamentos-do-concurseiro

Quem estuda para concursos públicos sabe que o caminho até a aprovação requer dedicação, preparação e disciplina. Os benefícios que a carreira oferece, como estabilidade, alta remuneração, gratificações salariais e chances de crescimento contribuem para que cada vez mais pessoas busquem o serviço público. Em meio a tantos candidatos que desejam ser aprovados nas seleções, é preciso ter em mente alguns mandamentos básicos para conseguir a tão sonhada aprovação.

1.       Ter disciplina

O primeiro mandamento fala sobre uma das maiores dificuldades da vida dos concurseiros: ter disciplina. Para passar em concursos é fundamental fazer um plano de estudos e segui-lo. Estudar todos os dias e no mesmo horário contribui para que a atividade se torne um hábito. Assim, logo o estudo se torna mais proveitoso.

2.       Não desistir

Grande parte dos concurseiros que decidem estudar para concursos públicos não persiste no sonho. Nem todo mundo está disposto a abdicar de alguns momentos de lazer, dedicar diversas horas para o estudo e investir financeiramente em cursos preparatórios. No entanto, a recompensa pode ser satisfatória. Por isso, não desista.

 3.       Frequentar grupos de estudo

Alguns concurseiros não gostam de estudar com outras pessoas. No entanto, essa pode ser uma prática proveitosa. Poder ensinar o que sabe para o outro é uma forma de estudar e revisar o conteúdo. Ter alguém para tirar dúvidas e discutir as disciplinas também pode fazer a diferença na preparação. Por isso, invista em estudar com pessoas que buscam o mesmo objetivo que você.

 4.       Adquirir bons materiais de estudo

Não compre por impulso. Adquira apenas aquilo que vá de fato contribuir com seus estudos. Pesquise quais são os melhores materiais para a sua preparação, pegue dicas com pessoas que já estão estudando há mais tempo, converse com seus professores e invista seu dinheiro apenas no que pode contribuir de fato com a sua aprovação.

 5.       Fazer exercícios

A principal maneira de aprender as disciplinas abordadas em concursos públicos é realizando exercícios. Quanto mais exercícios o candidato fizer, maior será o conhecimento e maiores serão as chances de passar. É importante também realizar  provas de concursos anteriores do órgão que se deseja ingressar. Assim, o concurseiro fica por dentro da forma como a banca organizadora cobra os conteúdos.

6.       Não dar ouvidos a pessimistas

Não escute quem fala apenas das dificuldades que você vai encontrar durante o caminho. Pense nos benefícios que a carreira pública pode proporcionar e acredite no seu sonho.

    7.       Ter foco

Saiba aonde você quer chegar. Esse é o principal passo para quem busca pela aprovação. Foque no concurso que deseja, converse com quem já foi aprovado no órgão, estude os editais antigos e adquira materiais específicos para o concurso.

 8.       Ter vida social

Quem estuda para concursos acaba tendo que abrir mão de alguns momentos familiares para se dedicar inteiramente aos estudos. Porém, ter momentos de lazer é fundamental para que o concurseiro possa descansar a mente. Ir ao cinema ou teatro, sair com os amigos para dançar e ler outros tipos de livros são algumas atividades que também fazem a mente funcionar e que podem fazer a diferença na preparação.

 9.       Acreditar

Se você não acreditar que vai passar, ninguém vai fazer isso por você.  Acredite no seu sonho, faça seu planejamento, estude e logo a aprovação chegará.

10.   Realizar atividades físicas

Atividades como caminhada, natação, corrida, musculação e ginásticas em geral são fundamentais para quem possui um ritmo de estudos intensificado. Os exercícios oxigenam e descansam o cérebro e proporcionam o relaxamento da musculatura, contribuindo para redução da ansiedade, do estresse e do nervosismo.

Esta entrada foi publicada em Educação, Uncategorized e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>