Veja as oportunidades de carreira para os profissionais de contabilidade.

Entrevistado: Prof. Caetano MARINHO dos Santos Júnior

carreira-de-contabilidade

Chefe do Departamento de Ciências Contábeis

 

Em entrevista concedida ao blog da UPIS, o professor Caetano Marinho conta quais são as oportunidades para a carreira de contabilidade. Segundo ele, o profissional da área deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente. “Em um mercado competitivo e atraente como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível”.

Por isso, ele afirma que os novos profissionais precisam estar preparados para as oportunidades e devem saber lidar com a complexidade do ambiente de negócios. Marinho esclarece ainda quais são as principais atribuições do contador, em quais áreas ele pode atuar, o que o mercado de trabalho espera desse profissional e o que ele deve fazer para se destacar. Confira a entrevista!

Qual o perfil ideal para quem deseja atuar na área de contabilidade?

O profissional contador não é mais aquele profissional arcaico, meramente burocrata, o antigamente conhecido “guarda-livros”. O que o mercado exige hoje é um profissional mais arrojado, que deseja aproximar informações e utilidade gerencial para suas organizações. Este profissional precisar ter certeza que cursar quatro anos de ensino superior e registrar-se no Conselho Regional de Contabilidade é apenas o início da caminhada de um Contador antenado com as práticas mais modernas exigidas pelo mercado. Mercado este que procura um profissional com perfil dinâmico, que se atualize constantemente e que seja um autodidata.

 

O que faz um profissional formado em contabilidade?

O profissional da área contábil é multitarefa, pois suas responsabilidades vão desde o controle do movimento financeiro de empresas, no que se refere à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos até a realização de consultorias, auditorias e balanços, dentro e fora de sua empresa habitual.

O trabalho interno a sua empresa consiste na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro. Nesse sentido, tem importante função para o controle de quanto uma empresa arrecada, quanto gasta e oferece elementos para o cálculo dos lucros possíveis. Percebe-se, então, que a formação básica do Contador exige conhecimentos que passam por campos das ciências jurídicas, da área comercial e administrativa, além do raciocínio matemático.

Fora de seu ambiente empresarial, como prestador de serviços a outras organizações, o Contador pode realizar consultoria e aconselhar outras empresas quanto à forma de administrar seus recursos financeiros, em função de recolhimento de impostos.

Outras funções relevantes são aquelas ligadas à perícia contábil, que consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros, e à auditoria, qual seja, a análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro.

 

O que se espera desse profissional?

Atualmente, o mercado que absorve os profissionais da área contábil não deve mais ser encarado como um mercado simplesmente local, ou mesmo regional. Muito longe disto, hoje, o profissional de contabilidade deve se preparar para um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente.

Então, esse profissional recém-formado precisa apresentar-se com características mínimas do tipo: capacidade de produzir novas idéias, conhecimento de línguas e informática, muito conhecimento geral e, é claro, profundo conhecimento técnico contábil.

Aqui na UPIS, procuramos adaptar ao máximo possível nossos alunos a esta realidade de mercado, preparando-os para este mundo profissional altamente competitivo, associando capacidade criativa ao conhecimento técnico-contábil tão exigido atualmente.

 

Em quais áreas ele pode atuar?

A área contábil é, sem dúvida, uma das áreas que oferecem mais oportunidades no atual cenário empresarial, pois necessita de profissionais atuantes nos níveis operacionais, táticos e estratégicos das organizações. Para tanto, o Conselho Federal de Contabilidade normatizou, por meio da Resolução CFC nº. 560/83, diversas atribuições peculiares do profissional contábil, conforme listado a seguir:

Contador

Poderá atuar em várias áreas: Contabilidade Pública, Rural, Hospitalar, Industrial, Comercial, Imobiliária, de Seguros, de Serviços, de Transportes, de Entidades sem Fins Lucrativos, etc.

Auditor

Uma das áreas que mais cresce na profissão contábil, responsável pela análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro

Perícia Contábil

Área de muita importância na Contabilidade, pois consiste na avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros. De acordo com a Resolução do CFC nº 560/83 – art. 3º, as perícias contábeis, judiciais e extrajudiciais, bem como auditorias, são atribuições privativas dos profissionais da Contabilidade.

Analista Financeiro

O profissional contábil poderá atuar como analista econômico-financeiro das entidades em três ângulos: análise de crédito, análise de desempenho e análise de investimento.

Além das funções já relacionadas, outros mercados estão surgindo em função das mudanças tecnológicas, da globalização e de outros fatores que ampliam a cada dia o campo de ação do profissional contábil.

Consultor

O profissional contábil poderá atuar na consultoria contábil, de acordo com a especialidade adquirida, surgindo assim um mercado considerável para prestação de serviços nas seguintes áreas: de tributos, do comércio exterior, da contabilidade aplicada, da contabilidade internacional, de tecnologia da informação, de custos, de sistemas, de análise financeira, entre outras.

Novas perspectivas

Dentre as novas perspectivas profissionais na área contábil, podem ser citadas a de Investigador de Fraudes Contábeis, a Contabilidade Ecológica, a Auditoria Ambiental, a Contabilidade Estratégica, a Contabilidade Prospectiva (focada em modelos preditivos, voltada para cenários e ações/procedimentos futuros), a Contabilidade Internacional (conversão de balanços, conhecimentos das regras do IFRS e MERCOSUL), Contabilidade Aplicada à Logística, além das atividades ligadas ao ensino (Professor), à pesquisa e à produção de livros técnicos relacionados á área contábil.

 

Como está o mercado de trabalho para o profissional graduado na área?

Em um mercado competitivo e atraente como o que vemos no mundo de hoje, a presença de contadores nas empresas, independentemente do porte, é imprescindível. O ambiente de negócios é cada vez mais dinâmico e exige constante e rápida atualização dos profissionais, sobretudo para os que estão à frente da tomada de decisões.

A coordenação da Graduação em Ciências Contábeis da UPIS entende que o mercado nunca esteve tão atrativo. Ainda mais agora, em função da adoção de um novo padrão internacional de normas contábeis, as IFRS, sigla em inglês para “International Financial Reporting Standards”, que formam um conjunto de pronunciamentos de contabilidade internacional, que passaram a ser obrigatórios para os países que o adotaram.

Esta medida propicia a convergência internacional da contabilidade de cerca de 140 países para os mesmos padrões contábeis. Isto irá possibilitar um maior entendimento dos relatórios contábeis/financeiros internacionais, tornando muito mais transparentes as operações financeiras e contábeis entre e praticadas pelos países.

O momento é muito importante para a contabilidade mundial, é a convergência contábil internacional. Com isto, um novo horizonte se abre para todos, novas e desafiadoras perspectivas se abrem no mundo da Contabilidade.

Em nosso atual currículo, já constam disciplinas da área de Contabilidade Internacional, preparando nossos alunos para este novo horizonte que se avizinha no mercado de trabalho da área contábil.

 

Quais as empresas que mais demandam contadores?

Já pudemos verificar em resposta anterior quão grande pode ser o ramo da Contabilidade. São muitas as áreas de atuação do Contador no mercado de trabalho brasileiro, e com a especialização nas IFRS até mesmo na área internacional. De forma geral tanto o ramo público, quanto o ramo privado necessitam de profissionais contadores.

No campo empresarial, por exemplo, existe a necessidade de profissionais da contabilidade para exercer cargos de contador geral, controller, contador de custos, cargos administrativos (chefe, assessor), analista financeiro, auditor interno, planejador tributário. A depender do tamanho da empresa, todos estes cargos demandam profissionais da área contábil.

Na área governamental, existe a necessidade de contadores para que administrem ou guardem bens da Fazenda Pública, acompanhem e fiscalizem os Sistemas Orçamentário, Financeiro, Patrimonial e de Compensação. Também, na área dos Tribunais de Contas, os Contadores devem atuar na controladoria pública (União, Estados e Municípios), na fiscalização de órgãos da administração pública, na perícia de fraudes ao Erário Público, inclusive em licitações públicas além de atuar também como auditor público e em análise de contas públicas e controle e avaliação do Patrimônio Público. Em complemento, existem os Contadores Militares, os Agentes ou Auditores Fiscais, atuando nas fiscalizações de rendas da União, Estados e Municípios, pois o Contador é o único profissional com poderes legais para exercer a função de Agente ou Auditor Fiscal quando a base da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis como balanço patrimonial, balancetes de verificação e demais demonstrativos auxiliares.

Podem ser citados outros exemplos de cargos públicos para Contadores, por exemplo, Controlador de Arrecadação, Contador do Ministério Público da União, Fiscal do Ministério do Trabalho, Analista do Banco Central, Inspetor da Comissão de Valores Imobiliários, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, Analista de Finanças e Controle, entre outros, sempre tendo como porta de entrada o concurso Público em âmbito nacional ou regional.

Outro ramo de trabalho que pode ser preenchido por Contadores é a área de serviços autônomos, como por exemplo: o profissional da contabilidade pode ter seu próprio escritório de contabilidade, prestando serviços de escrituração contábil, fiscal, emissão de holerites, departamento de pessoal, entre outros serviços que podem ser prestados. Também de forma autônoma, pode o Contador ser um Perito Contábil, verificando os registros contábeis e procedimentos pertinentes de empresas em processos judiciários, um Consultor Contábil ou um Auditor Independente, em que sua função seja verificar a veracidade dos procedimentos contábeis da empresa auditada, fornecendo pareceres sobre essas demonstrações e lhes dando credibilidade.

Por fim, nesta área de Auditoria Independente, considere-se que o parecer do Contador é obrigatório nas demonstrações das empresas de capital aberto, instituições financeiras e demais subordinadas ao Banco Central do Brasil e a Superintendência de Seguros e Previdência Privada, garantindo assim um lugar privilegiado no mercado de trabalho para estes profissionais.

O curso de Graduação da UPIS contempla em sua grade curricular disciplinas específicas para muitos dos ramos aqui citados, buscando uma preparação de excelência para suprir cada empresa que demande um bom profissional da Contabilidade. A Pós Graduação da UPIS em Contabilidade e Controladoria complementa a formação dos profissionais Contadores, dando a atualização necessária e exigida pelo mercado de trabalho quanto às normas internacionais IFRS.

 

O que deve fazer o profissional que deseja se destacar na área?

O Departamento de Ciências Contábeis da UPIS entende que os novos profissionais precisam estar preparados para as oportunidades e devem saber lidar com a complexidade do ambiente de negócios. Por isso, na UPIS, os professores e alunos buscam cada vez mais a troca de informações sobre as mais modernas práticas utilizadas no mercado, seja sob o aspecto legal, seja sob o aspecto da tecnologia de informação, tudo para formar profissionais com postura gerencial, preparados para assumir cargos de gestão e liderança.

Entendemos que o profissional que deseja se destacar na área contábil necessita atender inteiramente às novas demandas do mercado de trabalho e, principalmente, ser capaz de apresentar soluções sustentáveis aos problemas, bem como perceber novas oportunidades e ter ideias inovadoras para as questões contábeis que se apresentem, pois somente assim serão os mais bem sucedidos na carreira.

 

Qual a importância de uma pós-graduação na área de contabilidade?

Já sabemos que o ensino superior é imprescindível ao profissional que deseja uma inserção de sucesso no mercado de trabalho, pois seja qual for sua área de atuação, manter-se atualizado e enriquecer o currículo com cursos de pós-graduação é de extrema importância para uma carreira bem sucedida.

Então, um curso de pós-graduação traz novas oportunidades de atuação profissional, de ascensão na carreira, aumentando as possibilidades no mercado de trabalho convencional e também na área pública, pois amplia o campo de relações com outros profissionais e acadêmicos influentes.

Além da importante e necessária aplicação pessoal aos estudos, ter cursado uma pós-graduação em Contabilidade, em uma instituição de ensino superior de prestígio, com certeza, conta muito na hora da contratação ou da promoção. O estudo em pós-graduação possibilita ao profissional um aperfeiçoamento especifico em um tema ou modalidade mais prática de uma área do conhecimento. No caso da UPIS, este conhecimento está voltado para a atualização do profissional nas normas internacionais IFRS.

Em complemento, outras boas práticas pessoais que podem ser citadas para a almejada carreira de sucesso é o domínio de outros idiomas, o bom comportamento nas redes sociais, um bom networking e boas competências comportamentais, tais como autocontrole, inteligência emocional, contextual e boa capacidade de lidar com criticas e momentos de crise. Estas características são muito avaliadas em qualquer ambiente profissional.

 

Como é o curso de Pós-Graduação em Contabilidade e Controladoria da UPIS? Qual o diferencial?

Como já informado, o curso de Pós-Graduação da UPIS em Contabilidade e Controladoria está focado em oferecer uma formação conceitual e prática aos profissionais das áreas de contabilidade, controladoria e finanças, buscando promover condições de alavancar suas carreiras.

Sabe-se que após a internacionalização da Contabilidade, com a edição da Lei nº 11.638/2007, o profissional de Contabilidade e Controladoria necessita estar atualizado com as constantes alterações das normas internacionais International Financial Reporting Standards (IFRS), emanadas pelo International Accounting Standard Board (IASB), atualmente traduzidas para nosso país pelo Comitê de Padrões Contábeis (CPC) e aprovadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Este é o diferencial de nosso curso: buscar a máxima excelência na atualização destes profissionais, redirecionando-os ao mercado de trabalho com o conhecimento necessário para a alavancagem de suas carreiras.

 

Esta entrada foi publicada em Contabilidade e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

44 respostas a Veja as oportunidades de carreira para os profissionais de contabilidade.

  1. fernando oliveira da silva disse:

    Posso trabalhar em banco com o curso de ciencia contabeis

  2. aline xavier disse:

    muito bom esta profissâo

  3. whelcio abreu disse:

    Muito rico o conteúdo abordado ,,,,

  4. Amália disse:

    Estou fazendo o curso de ciência contábeis e estou amando!

    • Carlos Breno Lopes SIlva disse:

      Vou começar minha facudade de contabeis em julho e espero que goste tbm ^^
      Amália vc poderia se comicar comigo para eu tirar algumas duvidas com vc ??
      Facebook: Breno Silva

  5. Tailaine disse:

    Oi… Adorei este conteúdo abordado. As vezes na correria do dia a dia nos vemos cada vez mais fracos, cansados, mas lendo conteúdos com tanto “enriquecimento” conforme informado acima, me vejo cada vez mais determinada a correr atrás dos meus objetivos. Com certeza, eu quero ser uma contadora… Tem tantas áreas para atuar… Até áreas ambientais que tanto me identifico. Parabéns, adorei esta postagem. Pela postagem super indico a UPIS!!

  6. Fabio disse:

    O profissional contábil tem amplas possibilidades, no entanto, deter conhecimento, calcular riscos, assumir responsabilidades e principalmente transmitir confiança são atributos inerentes ao exercício da função e ao sucesso.

  7. cristiane maciel disse:

    otima pesquisa , mt bom o conteudo …

  8. jan disse:

    otimo conteudo muito bom

  9. Vitória Lima disse:

    pode trabalhar em banco com a faculdade de contabilidade ?

  10. Breno Silva disse:

    Muito bom o conteúdo., me ajudou a tirar algumas duvidas sobres áreas de atuação tbm !
    Irei começar minha graduação em julho e espero que goste tbm :D
    Quem poder me adc no facebook pra conversar sobre ér me procurar: Breno Silva

  11. Aline Santos Martins disse:

    estou cursando contábeis e estava precisando analisar algumas áreas da contabilidade para ter mais conhecimento, e esse conteúdo me ajudou muito.

  12. Ana jolei disse:

    eu adoro este curso contable e com ele que vou ate au fim…

  13. Ruth disse:

    ´conteúdo riquissimo,sou apaixonada por contabilidade *–*

  14. João Paulo disse:

    Boa tarde.
    Estou me formando em Licenciatura em Matemática, olhei algumas opções de pós-graduação e achei muito interessante o curso de pós em Auditoria e Contabilidade, mas queria saber se após concluir essa pós-graduação poderia ou não trabalhar na área de Contabilidade e Auditoria.
    Obrigado!!

    • Elton Santos disse:

      Boa noite João paulo,
      O sr. pode atuar na área de auditoria, mas não em Contabilidade como contador. Caso queira mais informações entre em contato no 3445-6739 (Pós Graduação da UPIS)
      Att,

    • Adriana braga da silva disse:

      não só quem tem graduação em ciencias contabeis

  15. marilia disse:

    É uma área muito boa porém é difícil adquirir experiência, ninguém dão oportunidade para quem não tem experiência estou entrando no 4 período de ciências contábeis, e até hoje não arrumei estágio.

  16. Windy Luiz disse:

    A área de Contabilidade é muito abrangente, e não apenas no País como no mundo todo, uma pessoa formada e pós-graduada em contabilidade tem plenas condições de trabalhar Brasil a fora, mas claro, todo seu tempo fora do trabalho, deverá ser utilizado para estudar e fortalecer seu conhecimentos, e é oque eu pretendo fazer durante minha estadia por enquanto em meu País.

  17. paola disse:

    Bom, tenho 15 anos e amo matematica queria saber se eu fazer um curso de contabilidade e uma faculdade de ciencia contabeis poderei ter um bom trabalho na area de contabilidade.

    • Elton Santos disse:

      Boa tarde Paola,
      O curso de Ciências Contábeis e Contabilidade são os mesmos dentro da graduação. Na UPIS, a bagagem teórica e prática que você adquire durante o curso, aliada ao seu esforço, te possibilita a ser um diferencial no mercado de trabalho. Entre em contato com o nosso Departamento de Contabilidade e tire suas dúvidas: 3445-6714, a partir das 19h.

      Att,

  18. Ricardo Alencar disse:

    Obrigado pela publicação, me ajudou na pesquisa sobre o ramo de atuação do profissional Contábil.

  19. Madaleno Terças disse:

    conteúdo rico. Ajudou na boa certeza na minha mente para poder fazer numa das universidades que tenha o curso de contabilidade; visto que estou a fazer o ultimo ano do médio o curso de contabilidade e gestão! obrigado

  20. Dailza disse:

    Olá estou terminando meu curso de contábeis em Dezembro e estou ansiosa para fazer a prova do CRC.

    Att;
    Dailza

  21. GIOVANA disse:

    Estou em dúvida em que carreira seguir…gosto muito de matemática,contas,mas não gosto de administração,ter que ajudar na adm de empresas,coisas assim…existe um ramo em contabilidade que eu possa só trabalhar fazendo contas sem ter que dar assessoria às empresas?

  22. Rismana disse:

    Estou cursando o segundo período de contábeis e já estou fazendo estágio em um escritório de porte médio, sendo que o mesmo só contrata estagiários que nunca trabalharam na área, consequentemente, existe uma rotatividade muito grande, pois não há interesse do mesmo em efetivar os estagiários ao término do contrato, analisando todos os fatos e a minha vivência no escritório cheguei a conclusão que o serviço contábil se torna tão mecânico que qualquer pessoa pode fazer mesmo que não tenha experiência ou tenha estudado matérias específicas do curso. O meu curso segue a grade do curso de ADM. até o quarto período e eu já estou fazendo lançamentos contábeis, conciliação bancário, sped, Dipj, apuração de impostos de empresas de lucro presumido e real, Des. O meu chefe não é contador ou técnico em contábeis, entretanto, os contadores do escritório só tiram dúvidas com o mesmo. Confesso que isso me deixou um pouco frustrada, pois pude perceber que a prática é “mais importante que os anos sentados no banco da faculdade”.

  23. marlene eunice disse:

    pretendo cursar contabilidade espero me dar bem

  24. Rodrigo Rodriguez disse:

    Bom Dia,

    Eu estava fazendo uma pesquise sobre pós-graduação e me deparei com esta pagina, vcs estão de parabéns, e li cada comentário, eu terminei o meu curso de ciências contábeis agora, estou me preparando pro CRC, e pretendo fazer no inicio do ano uma pós, possivelmente na área de tributos e foi q mas me identifiquei. Vcs acadêmicos que estão cursando ou vão cursar, digo q o curso é muito bom, pode atuar em qualquer área administrativa e financeira. Não é um curso fácil, não é pra quem quer, é pra quem gosta , é pra quem gosta de dificuldade e de problemas e Boa Sorte a vcs e se dediquem o bastante pra serem um grande profissional.

    Abraços…

  25. Aparecida disse:

    Gostei muito da matéria, sou contabilista e já trabalho na área há 19 anos. Incentivo a todos que estão começando na área, pois é muito boa e promissora para quem sabe aproveitar. É cansativa, as vezes repetitiva, mais mexe com nossos neurônios a todo tempo e é preciso ser dinâmico. Essa nossa área tem bastante oportunidades no mercado de trabalho, aqui ninguém fica desempregado, só se quiser. Valorizar-se é preciso, correr atrás de conhecimento e atualização e estar antenado as novas mudanças. Parabenizo a todos os profissionais, meus colegas, pois nosso desafio é grande em meio ao cenário econômico e político tão modificativo. Vamos em frente com a ajuda de DEUS!

    • diana silva disse:

      olhei seu comentario e gostei mas queria tirar algumas duvidas sobre a faculdade e voce pode me ajuadar?Eu gosto muito de matematica e gostaria de trabalhar com isso porem vi que tem alguns pontos um pouco dificil, o que devo fazer? continuo em contabidade ou nao?

  26. Ruy Carlos Mendes Filho disse:

    Gostei muito da matéria e estou cursando o 2° semestre de contabilidade e como quem não tem experiência na função( contabilidade) faz para preencher um currículo que atinja as expectativas de trabalhar na função?

  27. alays sampaio disse:

    adorei a publicação, curso o 3° semestre, e estou apaixonada pelo curso, o meu medo é ao fim da pós não ter emprego, pois a concorrência está muito grande, e não dão oportunidades para pessoas sem experiência, além disso o QI (QUEM INDICA) conta muito.

  28. Cristiane Celene dos Santos Suárez. disse:

    Me motivei, ainda mais, com essa tão rica explicação. Muito proveitoso e exclarecedor, só fez minha paixão aumentar, por essa fascinate profissão. Já trabalho na área,porém, não possuo a graduação e darei inicio esse ano. Fico feliz, pela aula que tive com o maravilhoso conteúdo. Obrigada.

  29. Pingback: As oportunidades de carreira para os profissionais de contabilidade. | Blog do Professor Violin

  30. DIONISIO FAIFE disse:

    Me identifico muito bem com a Matemática, alias, gosto de qualquer tipo de conta, quero cursar faculdade com contas na sua maioria, será que contabilidade E escolha certa?

    • Mulher disse:

      Dionisio, se você se identifica, gosta e tem facilidade com matemática, você poderá também se identificar com contabilidade, um detalhe importante é que contabilidade tem mais haver com raciocínio lógico do que com matemática, eu queria fazer matemática, mas optei por Contábeis pelo o ramo de trabalho ser bem mais amplo e mais remunerado. Indico você fazer Contabilidade, o curso é ótimo.

  31. Raquel disse:

    Fiz o técnico em contabilidade, tem gostar muito, pois não é fácil, se a pessoa for dessas que desisti logo das coisas, melhor nem começar, não é pra qualquer pessoa.

  32. Raquel disse:

    As vezes parecia que ia fundir a cuca mas, adorava. Só que, infelizmente, tentei conseguir um estágio, e ninguém me deu uma oportunidade, mas, não desisti não. Agora vou fazer uma graduação. Caros colegas, não desistam, sejam perseverantes.É uma área ampla e rica, boa sorte à todos.

  33. patrick disse:

    Perfeito me ajudou no meu TCC.

    Obrigado.

  34. patrick disse:

    Perfeito me ajudou na conclusão do meu TCC.

    obrigado.

  35. Vandeir Aparecido Spriafico disse:

    Estou cursando o curso de Ciência Contábeis , esse curso oferece varias oportunidades no mercado de trabalho
    É curso extremamente rico.

  36. Geoge disse:

    Muito bom esse artigo sobre as áreas que nós contadores e futuros contadores podemos atuar. Curso 6º período e estou muito interessado em atuar na área de finanças e controladoria. Moro em São Luis e tenho interesse de fazer uma pós graduação em outro estado e estou procurando uma universidade de referencia para fazer a minha pós. Não tinha como objetivo fazer contabilidade, mas comecei a fazer o curso e hoje sou apaixonado pelo meu curso.
    Gostaria de saber o seguinte. qual a nota minima para aqueles que estão interessado em ingressar pela nota do enem??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>