Ciências Econômicas: professor fala sobre carreira que possui amplo mercado de atuação

entrevista-ciencias-economicas

Ciências Econômicas: professor fala sobre carreira que possui amplo mercado de atuação

Escolher uma profissão é uma tarefa que exige dedicação e muito cuidado. Uma decisão errada pode acarretar em perdas profissionais. Por isso, antes de escolher o curso de graduação, é importante conhecer bem a carreira que pretende se inserir. Em entrevista concedida ao blog da UPIS, o professor Bento Félix, chefe do Departamento de Ciências Econômicas, explica quais são as principais atribuições do profissional formado na área e revela como está o mercado de trabalho. Confira!

O que faz um profissional formado em Ciências Econômicas? 

O profissional de Economia é especialista em lidar com o controle dos recursos financeiros, de qualquer espécie, sendo um conhecedor dos problemas que afligem a área de finanças e suas características. Tem como principais atribuições, entre outras, efetuar o planejamento, programação, projeção, análise econômico-financeira de investimentos e financiamentos de qualquer natureza. Realiza estudos, análises e pareceres pertinentes à macro e microeconomia. Faz também auditorias externas e internas, perícias, arbitramentos, avaliações e cálculos de liquidação de sentença em processos judiciais.

 

Quais empresas demandam mais economistas? Em quais áreas ele pode atuar?

Todas as empresas demandam economistas. Independentemente da área, públicas ou privadas, precisam do economista para o controle de recursos e da saúde financeira.  No entanto, o economista não se limita apenas as atribuições acima citadas, pois, além de exercê-las, é capaz ainda de pensá-las dentro de um conceito geral de todo o processo de distribuição de renda e produção de bens e serviços para atender a sociedade.

 

Por que escolher a profissão? Quais são as vantagens dessa carreira?

A profissão é gratificante, pois os resultados são altamente compensadores, já que tratam das melhorias em relação à condição de vida dos seres humanos. Assim, as vantagens são as mais diversas, tanto no controle do dinheiro e dos recursos próprios, como de terceiros, do governo e do país.

 

Como deve ser o perfil do profissional que deseja atuar na área?

Primeiramente o profissional deve gostar de estudar e se dedicar com afinco para se atingir os objetivos desejados. Deve também gostar de lidar com dinheiro e finanças.

 

Profissionais atuantes na área recebem bons salários?

Sim. São altamente bem remunerados. Para isso, basta ver, por exemplo, que as faixas salariais são bastante atraentes nos concursos públicos oferecidos para economistas. Na iniciativa privada, os profissionais também são muito bem remunerados.

 

O que deve fazer o profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho?

Ser dedicado, arregaçar as mangas e trabalhar.

 

Como é o curso de graduação em Ciências Econômicas da UPIS? Qual o diferencial?

É um curso com currículo e conteúdos programáticos que vêm sendo atualizados constantemente, acompanhando as inovações que surgem na área de economia. Possui um quadro de professores altamente qualificado e preparado para atender os anseios dos alunos. Os diferenciais são muitos, mas pode-se destacar, por exemplo, que o curso recebeu a melhor nota no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enade), do Ministério da Educação, dentre as Instituições privadas que ministram o curso de Ciências Econômicas no Distrito Federal.

 

 

Esta entrada foi publicada em Economia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Ciências Econômicas: professor fala sobre carreira que possui amplo mercado de atuação

  1. Marcelo disse:

    Olá, estou pensamdo em seguir carreira em ciências econômicas, gosto de lidar com dinheiro, mas tenho certa dificuldade em economizar o meu, por esse e outros motivos que estou analisando essa carreira, pasta poder aprender a lidar com isso, e fazer multiplicar, gostaria de saber o salsrio inicial hoje de um profissional de ciencias econômicas e se posso me enquadrar nessa área, uma vez q ja estou com 30 anos, qual seria o perfil de um economista?

    • Elton Santos disse:

      Boa tarde Marcelo,
      Sugiro que entre em contato com a Diretoria de Avaliação Acadêmica no 3445-6709 para ter seus questionamentos devidamente respondidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>