10 mandamentos do empreendedor

dicas-para-empreendedor

Ser um empreendedor de sucesso não é tarefa fácil. O caminho até o topo requer estudo, planejamento, dedicação e persistência. Todos os dias diversas pessoas resolvem tirar as ideias do papel para colocá-las em prática. No entanto, o número de empresas que não conseguem alcançar o sucesso é grande. Isso ocorre porque nem todos os empreendedores realizam passos fundamentais para que o negócio dê certo. Conheça os 10 mandamentos do empreendedor:

1.       Identificar oportunidades

Um bom empreendedor está sempre antenado para novas oportunidades de negócio. Sabe identificar exatamente quais são as necessidades alheias e propõe soluções inovadoras que podem fazer a diferença no dia a dia das pessoas.

2.       Pesquisar

Antes de tomar qualquer atitude, o empreendedor de sucesso realiza diversas pesquisas para ter certeza de que o negócio pode dar certo. Neste ponto, vale identificar se o negócio é viável, estudar o mercado e conhecer o público-alvo a ser atingido.

3. Planejar
O planejamento é um dos principais passos que o empreendedor deve tomar. Fazer um bom plano de negócios, por exemplo, é fundamental para que o negócio dê certo. O empreendedor deve saber aonde quer chegar, traçar metas, objetivos, fazer planos. Um bom planejamento inicial pode ser crucial para o sucesso do negócio.

4. Gostar do que faz           
Mais do que acreditar na ideia, o empreendedor deve ser apaixonado pelo que faz. A paixão pelo trabalho é o principal combustível para que o negócio dê certo.

5.       Obter conhecimento

Ter conhecimentos mercadológicos, administrativos e financeiros contribui com o trabalho desempenhado pelos empreendedores. Por isso, é fundamental buscar por cursos especializados na área de negócios e intensificar leituras de livros específicos, jornais e revistas.

6.       Tomar decisões
Em determinados momentos, o empreendedor deverá fazer escolhas que podem ser decisivas para o sucesso do negócio. Ter conhecimentos mercadológicos pode fazer a diferença na hora da escolha.

 

 7.       Trabalhar em equipe

Nenhuma empresa consegue ser bem sucedida com apenas uma pessoa trabalhando. O bom empreendedor deve saber trabalhar em equipe e, principalmente, deve reconhecer bons profissionais. A valorização do funcionário é fundamental para que todas as funções de uma empresa sejam exercidas da melhor forma possível.

8.       Ser criativo

Os bons empreendedores sabem inovar e, principalmente, ser criativos. A criatividade é fundamental para quem deseja se destacar no mercado.

 9.       Arriscar

Algumas decisões durante o trabalho podem ser arriscadas. O empreendedor de sucesso deve assumir os riscos e ter consciência das consequências que determinadas atitudes podem causar.

10. Saber reconhecer falhas

Nem sempre as escolhas feitas serão as melhores. O empreendedor deve entender que erros também fazem parte do negócio, reconhecendo falhas e identificando formas para reverter a situação.

 

Esta entrada foi publicada em Administração e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a 10 mandamentos do empreendedor

  1. jardel Borges disse:

    Muito Otimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>