Estudantes contribuem para melhora da educação no país por meio do ENADE

Criado em 2004 com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de ensino superior do país, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) mede as competências e habilidades de alunos ingressantes e concluintes dos cursos de graduação. Integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), o Enade contribui para que as instituições de ensino superior tenham reconhecimento dos cursos oferecidos, proporcionando assim uma melhor visibilidade pelo mercado de trabalho.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos Pesquisas (Inep), o exame consiste em uma prova de conhecimentos gerais e uma prova específica para cada área. A participação dos alunos é obrigatória, sendo considerada como condição para a obtenção do diploma. A nota obtida por cada estudante não é divulgada, já que o foco da avaliação é a qualidade do curso. Com os resultados obtidos, as universidades podem avaliar o ensino fornecido aos alunos e o Estado pode desenvolver ações e políticas para orientar o ensino superior do país. Dessa forma, os alunos selecionados para realizar o exame ajudam na formação do conceito de cursos, universidades e docentes e contribuem para o diagnóstico da educação no Brasil.

Próxima edição

As instituições de ensino superior têm até o dia 16 de agosto para inscreverem seus alunos. Participarão do exame alunos ingressantes que tenham iniciado o curso este ano e que tenham concluído até 25% da carga horária mínima do currículo do curso; estudantes dos cursos de bacharelado com previsão de formação em julho de 2014, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do curso; e estudantes de cursos superiores de tecnologia com previsão de conclusão em dezembro de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo até 16 de agosto.

Neste ano, o Enade vai avaliar o desempenho dos estudantes dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia. Os cursos de tecnólogo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia também serão avaliados. Para quem está buscando instituições de ensino para cursar a graduação, vale prestar atenção nos índices do Enade revelados pelo Inep. A UPIS foi a primeira colocada no exame em cinco cursos: Sistemas de Informação e História em 2011, Zootecnia em 2010, Ciências Contábeis e Turismo em 2009. Conheça os cursos e inscreva-se no vestibular da UPIS!

Fonte: Portal Brasil/ INEP

Esta entrada foi publicada em Educação e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>