Graduação em Direito contribui para aprovação em concursos públicos

direito-concursos-publicos

O crescente número de pessoas interessadas em ingressar no serviço público tem feito com que as matrículas em cursos de graduação em Direito aumentem. Quem se forma na área tem a oportunidade de estudar os diversos ramos do Direito, uma das disciplinas mais cobradas em concursos públicos. O conteúdo abordado no curso aumenta as chances de quem tem diploma na área de ser aprovado nas seleções. O professor do curso de graduação em Direito da UPIS, Ranulfo José Prado, concedeu entrevista ao blog explicando a relação entre a disciplina de Direito e concursos.

Segundo Prado, o estudo da disciplina é de extrema importância para quem deseja ingressar em órgãos públicos, pois “é inadmissível admitir um servidor ou empregado público sem ter a mínima noção de matérias que serão tratadas no dia a dia de seu trabalho”. Ele acredita ainda que em concursos onde não se exige a formação específica na área, o graduado em Direito levará vantagem sobre outros graduados justamente porque a linguagem do Direito já faz parte de sua rotina. Confira a entrevista completa!

O Direito é um dos temas mais abordados em concursos públicos. Por que isso ocorre?
O Direito não é só importante para concursos públicos. Quem estuda Direito escolheu a melhor de todas as carreiras. Poucas são as que oferecem tantas escolhas. Qual é a profissão que proporciona tantas chances de sucesso, crescimento, boa remuneração e realização pessoal? Sempre defendi que o ensino do Direito não deveria limitar-se ao ensino superior. Pela importância, a grade do ensino médio deveria sofrer alterações para que todos os estudantes tivessem noções de Direito. Os concursos públicos abordam questões de Direito justamente pelo fato de que a Constituição Federal é a base do Estado. É inadmissível admitir um servidor ou empregado público sem ter a mínima noção de matérias que serão tratadas no dia a dia de seu trabalho.

Quais concursos demandam um conhecimento maior na área de Direito?
São aqueles que exigem o conhecimento do Direito como pressuposto específico para a carreira. Exemplos: Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Delegado, Procurador, Analista Judiciário – Área Judiciária.

Quais áreas do Direito são mais cobradas em concursos?
Pela importância, as áreas de Direito mais cobradas nos concursos públicos envolvem o Direito Constitucional e o Direito Administrativo. O primeiro porque estuda a lei mais importante do Estado e a garantia da aplicação dessa lei pelo próprio Estado. O segundo porque estuda toda a estrutura da Administração Pública, os servidores públicos e a forma como os contratos com a administração são regulados.

Os candidatos a uma vaga no setor público devem focar os estudos para alguma área específica do Direito?
Isso dependerá da carreira escolhida pelo candidato. Se o candidato decide estudar para carreiras que exigem formação em Direito, mesmo sendo específico, o candidato terá que optar por algo ainda mais específico. Vejamos: um candidato ao cargo de Procurador da Fazenda Nacional, além de um conhecimento profundo noutras áreas do Direito, terá que ter um conhecimento específico e profundo em Direito Tributário; um candidato ao cargo de Juiz do Trabalho ou Procurador do Trabalho terá que ter um conhecimento geral de todas as matérias de Direito e um conhecimento específico e profundo em Direito do Trabalho. E, assim será em qualquer área específica. Para os concursos em que não se exige formação jurídica, o candidato deve focar os estudos em áreas comuns a todos os concursos: Direito Constitucional e Administrativo e parte do Direito Civil e Penal.

Ter um conhecimento profundo na área de Direito é importante para o trabalho do servidor público? Por quê?
Bom, dependerá da carreira em que o servidor público ingressar. Em determinadas carreiras não é necessário o conhecimento profundo do Direito. No entanto, noutras, como as carreiras de Estado já citadas, exige-se um conhecimento profundo e afinado de todas as áreas do Direito.

Quais as vantagens que um graduado em Direito possui na hora de prestar um concurso público?
Em concursos onde não se exige a formação específica na área o graduado em Direito levará vantagem sobre os outros graduados justamente porque a linguagem do Direito já faz parte de sua rotina. Para os de outra área, haverá todo um processo de conhecimento até mesmo de questões básicas de Direito Civil, como as que envolvem a personalidade jurídica da pessoa. Com isso, o graduado em Direito estará à frente daquele graduado noutra área.

Como é o curso de graduação em Direito da UPIS? Qual o diferencial?
O curso de Direito da UPIS, além de um corpo docente dedicado, oferece algo diferenciado em relação aos outros cursos. Só na UPIS encontramos uma cadeira/matéria denominada “Processo nos Tribunais Superiores”. Trata-se de uma importante ferramenta (no oitavo semestre) para preparar os alunos para questões importantes que são decididas no STF e no STJ, abordando assuntos como repercussão geral, recursos repetitivos, controle de constitucionalidade, reclamação constitucional, recurso extraordinário, recurso especial e súmulas vinculantes. Além disso, o aluno do décimo semestre conta com uma preparação exclusiva para enfrentar as provas da OAB e de concursos públicos, uma vez que as matérias denominadas “Tópicos de Direito Público” e “Tópicos de Direito Privado” contam com professores que entendem a linguagem desses concursos.

Inscreva-se no vestibular para Direito agora mesmo!

Esta entrada foi publicada em Direito e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Graduação em Direito contribui para aprovação em concursos públicos

  1. Walglicilene disse:

    Parabéns professor Ranulfo. Excelente entrevista .

  2. Parabenizo o colega pela entrevista.
    Acrescento a necessidade de apoio institucional para a pesquisa em Direito.
    Abraços fraternos,

    Marco Aurélio
    Professor

  3. Fernanda Anzolin disse:

    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>