Licenciado em Geografia encontra boas oportunidades no mercado de trabalho

curso-de-geografia

 

Conhecer profundamente temas como superfície, vegetação, solo, relevo. Entender a distribuição das águas, como se organizam as populações e sociedades e compreender qual a relação que temos com o ambiente. Esses são alguns dos conhecimentos exigidos para quem deseja trabalhar como professor de Geografia. Para exercer a profissão, o licenciado na área deve compreender bem a relação entre sociedade e o meio em que vive.

O profissional encontra mercado de trabalho amplo e pode atuar como professor na educação básica de escolas municipais, estaduais ou federais. Há ainda a oportunidade de ministrar aulas de geografia em instituições particulares, nos ensinos fundamental e médio. O geógrafo também pode desenvolver projetos nas áreas de geografia, realizar estudos de impactos ambientais e produzir relatórios de impactos socioambientais, mapeamento e gerenciamento de informações geográficas.

Outro campo que pode ser explorado pelo licenciado na área é o da pesquisa. Muitos profissionais graduados em Geografia são demandados por órgãos federais, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para realizar estudos socioeconômicos e ambientais e realizar planejamentos urbano, rural e ambiental. Algumas empresas de consultoria e institutos de pesquisa também oferecem oportunidades para profissionais que saibam formular políticas de gestão e ordenamento territorial.

Para se inserir no mercado de trabalho, uma boa formação profissional faz a diferença. A UPIS oferece o curso de licenciatura em Geografia, com duração de seis semestres. Voltado a alunos que tenham capacidade de análise e interpretação, objetividade, exatidão, interesse por questões sociais e habilidades em se comunicar e lidar com o público, o curso tem como objetivo proporcionar aos alunos entendimento da relação entre a sociedade e o meio, que preconiza os aspectos ambientais no projeto político pedagógico.

Entre as disciplinas abordadas no curso, destacam-se Geografia do Brasil, Geografia da População, Geografia Política, Cartografia, Geografia Regional, Climatologia, Geografia Agrária e Geomorfologia. Para que o profissional possa ministrar as aulas, ele vê ainda durante o curso as matérias Políticas Educacionais e Didática na Educação Básica, Ensino da Geografia e Teoria e Método do Ensino de Geografia. Saiba mais sobre o curso.

Esta entrada foi publicada em Geografia e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

8 respostas a Licenciado em Geografia encontra boas oportunidades no mercado de trabalho

  1. FELIPE SOARES DE SOUZA disse:

    Eu sou cursando de Licenciatura em Computação, e gostaria de saber quais as possibilidades de conciliar Computação com Geografia.

  2. PEDRO disse:

    OLÁ ACABEI DE ME FORMAR EM GEOGRAFIA -LICENCIATURA NA UESC E GOSTARIA DE FAZER UMA PÓS NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE …PODERIA ATUAR NESSA AREA ? E QUAL SERIA A MELHOR ÁREA , POIS AINDA ESTOU EM DUVIDA !!

  3. Daniela Pereira Santos disse:

    Gostaria de saber se geografia está bem na area do mercado?

    • Elton Santos disse:

      Boa noite Daniela,
      Para essa e outras informações recomendamos que entre em contato com o Professor Fontenele, coordenador do curso de Geografia.
      O telefone é 3445-6711.
      Estamos à disposição!

  4. André Alves disse:

    Bom dia,
    Gostaria de saber quais as pós para Licenciatura em Geografia.

  5. maria aparecida Eduardo da costa disse:

    ola bom dia, Faço licenciatura em geografia mas não queria trabalhar em sala de aula…tenho outra opção?obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>