Profissional formado em Agronomia encontra boas oportunidades no mercado

mercado-de-trabalho-agronomia

 

Em entrevista concedida ao blog, o coordenador do curso de agronomia da UPIS, Adley Ziviani, explica como está o mercado de trabalho para agrônomos e fala um pouco dos diferenciais necessários para que o profissional se destaque em meio a tantos trabalhadores. Segundo ele, a agronomia é uma das profissões mais amplas e diversificadas do mercado, que busca por profissionais que tenham compromisso com a sustentabilidade do planeta e que saibam trabalhar com serviços voltados a uma sociedade com uma demanda constante e crescente por água, ar e alimento de boa qualidade.

 

O que faz um profissional formado em agronomia?

O agrônomo pode atuar em diversas áreas, como na produção vegetal e animal; na comercialização, transporte, industrialização, transformação e beneficiamento de produtos agropecuários; com projetos paisagísticos, parques e jardins; na produção de insumos diversos, como fertilizantes, sementes e defensivos agrícolas; e com pesquisa, desenvolvimento e produção de produtos orgânicos e de fitoterápicos em geral.

Existe um perfil ideal? Qual?

Sim. Um profissional que saiba produzir, que tenha uma visão ampla dos impactos sociais e ambientais da atividade exercida e que seja empreendedor. O profissional deve ser ainda capaz de enxergar oportunidades e de colocar em prática as próprias ideias.

 

O que se espera desse profissional?

O agrônomo tem que ter compromisso com a sustentabilidade do planeta. O futuro de nossos filhos depende e dependerá muito deste profissional. Ele deve aliar produtividade com lucratividade, responsabilidade social e respeito ao meio ambiente. A atuação profissional de um agrônomo nos tempos modernos não é apenas da “porteira da fazenda para dentro” como imagina muitas pessoas. Hoje, o agrônomo não tem que saber apenas como produzir grãos, cereais, frutas, hortaliças, animais, entre outros. O profissional deve saber o custo da produção, deve saber gerenciar, administrar, comprar e, principalmente, vender os produtos.

 

Como está o mercado de trabalho para o profissional graduado na área?

Em uma área ampla como a agronomia é difícil o profissional não encontrar seu espaço no mercado de trabalho. Agora uma opção interessante que o mercado oferece a um agrônomo é a possibilidade de abrir e conduzir seu próprio empreendimento. O mercado tem valorizado profissionais empreendedores capazes de desenvolver produtos e serviços que contribuam com o progresso da agropecuária.

Quais as empresas que mais demandam agrônomos?

Desde grandes corporações multinacionais, como a Pioneer, Syngenta, Basf, Bayer, Bunge, até empresas familiares que muito participam para o progresso do Brasil.

O que deve fazer o profissional que deseja se destacar na área?

Unir os três saberes básicos da profissão:

O Saber (teoria);
O Saber Fazer (prática);

E o Saber Ser (caráter, presença de espírito, honestidade, comprometimento).

Como é o curso de Pós-Graduação em Agronomia da UPIS? Qual o diferencial?

Foca principalmente na Gestão do Agronegócio e complementa a formação profissional do agrônomo aprimorando a sua capacidade de gerenciar, de administrar e principalmente de empreender seu negócio ou atividade. Sem sombra de dúvidas propicia um upgrade na carreira de agrônomos que aprenderam apenas a produzir e que têm dificuldade de calcular e entender o quanto custa para produzir.

Esta entrada foi publicada em ciências agrárias e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 respostas a Profissional formado em Agronomia encontra boas oportunidades no mercado

  1. Rogério Aoyagui disse:

    Esse é o Tiomute que eu conheço!

    • adley camargo ziviani disse:

      Grande Agrônomo Rogério San, apareça lá no Departamento de Agronomia para tomarmos um café e colocarmos o papo em dia. Abraço Adley

  2. Liliane Guimarães da Silva disse:

    Que publicação!!!!Incentivadora!!!

  3. Vilma Amorim disse:

    Me sentindo Muito motivada para dar continuidade aos meus estudos, a busca incansável por mais conhecimento…
    Como vc msmo disse, O Saber teoria
    O Saber Fazer prática…

    Motivação é a arte de fazer as pessoas fazerem o que você quer que elas façam porque elas o querem fazer.

    Dwight Eisenhower

    • Adley Camargo Ziviani disse:

      Obrigado Vilma, continue seus estudos com toda a força, dedicação e determinação que você tem apresentado que tenho certeza que será uma excelente profissional. Abraço Adley

  4. adley camargo ziviani disse:

    Obrigado Liliane, a ideia é exatamente mostrar que a agronomia vai além da área da fitotecnia e incentivar mais pessoas a conhecer nossa área. Att Adley

  5. ”Encontrar espaço” o agrônomo(a) tem esse potencial, e como foi citado que o profissional deste meio desenvolve suas ideias assim praticando-as. A criatividade e o interesse é um dos grandes portes desse profissional, fico honrada de fazer parte desta nova ”família” UPIS grandes profissionais de sucesso ”nascem” dessa grande Universidade. Rebéca Araújo – Aluna do 1° Semestre (Agronomia)

  6. Júlio Roquete Cardoso disse:

    Esse é um cara que veste a camisa, sabe o que fala e o que faz e é um grande parceirão para todas as horas. Saudades, amigão!

  7. Gabriel Monteiro Pontes disse:

    Sim, ser Agrônomo requer todas as habilidades em que você citou, porém necessitamos de profissionais que mostre o caminho de saber e saber fazer, por isso que estamos aumentando e conquistando o mercado de trabalho, não esquecendo dos profissionais que incentivam, ensinam e capacitam os futuros agrônomos. Obrigado, e qualquer dia desse estou por Brasília.

  8. Eder Luiz Menezes de Souza disse:

    Grande Adley…..Um abraço amigo.

  9. marcos disse:

    Mas como fica o mercado de trabalho para quem quer cursar uma faculdade de agronomia e esta entrando esse ano? haverá trabalho para esse profissionais ?

  10. Lucas S. Andrade disse:

    Eu tenho apenas 16 anos, e até agora não sabia que profissão iria seguir.
    Mas andei pesquisando muito, e como meus pais moram em um sitio e eu sempre gostei do campo, acabei me identificando muito com Agronomia. E agora eu já sei qual profissão vou seguir, Agronomia!!

  11. Walace dos Reis disse:

    Entrevista excelente. Me sinto mais confiante na profissão que escolhi. Estou no 5° período e faço na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

  12. carla demoura disse:

    gostei muito do blog, esse texto muito prestativo para mim .estou mega animada para fazer agronomia,mas tenho um pouco de receio das exatas,(matemática) em exclusivo.
    amo que vem ja gostaria de começar a fazer o curso.sera que e possível vencer a matemática? ou terei muito dificuldade na matéria de exatas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>