Entrevista – mercado de trabalho Zootecnia

 

1394884_10202222390545844_949940724_n

O Professor  Guilherme Carvalho, chefe do Departamento de Zootecnia da UPIS concede entrevista sobre o mercado de trabalho e áreas de atuação dos profissionais formados em Zootecnia.

O que faz um profissional formado em Zootecnia?

Resposta: Um profissional zootecnista pode atuar em todas as áreas de produção animal, desde a criação do animal dentro da fazenda até a mesa do consumidor atuando na segurança alimentar, passando pela nutrição, melhoramento e reprodução genética, manejo e bem estar dos animais, prevenindo doenças através de medidas profiláticas, melhorando a qualidade de vida dos animais e interferindo positivamente na relação entre animal e proprietário em todos os aspectos, inclusive de animais de compania.

Quais são as possibilidades de atuação?

Resposta: Podem atuar com autônomos, prestando consultorias a grandes, médias e pequenas propriedades rurais e também dar consultoria a proprietários de animais de grande a pequeno porte. Temos vários fiscais federais agropecuários atuando no Ministério da Agricultura, Técnicos nos Ministérios da Educação e Meio Ambiente e outros ministérios e secretaria de estados. Nos estados e municípios desenvolver atividades de extensão nas agenciais rurais e EMATER. Na pesquisa muitos zootecnistas estão desenvolvendo suas atividades na EMBRAPA em todo o país e também nas universidades federais e estaduais. A docência é um campo de atuação farto para o profissional zootécnico tanto na rede pública como na particular. Em grandes redes de supermercados podem atuar como responsáveis técnicos para garantir a qualidade do produto a ser colocado na prateleira. Em zoológicos e centros de conservação e triagem de animais silvestres estão habilitados para atuarem na nutrição e no manejo desses animais. Junto a grandes empresas de inseminação artificial e biotecnologia da reprodução animal atuam como consultores e vendedores para a implantação de tecnologia reprodutiva nas propriedades rurais. Na agricultura familiar dar consultoria e apoio na implantação de tecnologias adaptadas para esse nicho de mercado. O campo de atuação do zootecnista é extremamente amplo atuando em todos os ramos e aspectos da produção animal.

O que se espera desse profissional?

Resposta: Que saiba trabalhar em equipes multidisciplinares, tenha competência técnica, uma visão holística de todo o processo produtivo animal e vegetal.Saiba se relacionar com pessoas de diferentes níveis sociais e culturais. Ter criatividade e iniciativa e acima de tudo ética em tudo o que for fazer.

Existe um perfil ideal para escolher a profissão? Se sim, qual?

Resposta: Não há perfil específico, entretanto gostar de manipular animais, ter preocupação com o meio ambiente e bem estar dos animais e com a qualidade do produto obtido e a ser destinado para o consumo humano podem contribuir na escolha. Gosta de Biologia, matemática e pode ser pré requisitos. Pois a zootecnia é um engenharia de produção da ciência animal.

 

 

Como está o mercado de trabalho para o profissional graduado na área?

Resposta: O mercado em busca de profissionais compromissados com o trabalho e comprometidos com o que se propõem a fazer. Há vagas em todos os estados do território nacional. A busca por um emprego depende muito de como sai o profissional da faculdade e como ele se adapta às diferentes necessidades mercadológicas. Emprego tem, mas não “cai do céu””.

Quais as empresas demandam graduados em Zootecnia? Onde o profissional pode atuar?

Resposta: Grandes empresas agropecuárias, empresas de inseminação artificial e biotecnologia da reprodução, EMATER e Agencias Rurais, Ministérios e Secretarias de Estados e Municípios. Programas nacionais e internacionais para estímulo da produção de alimentos. Universidades Federais, Estaduais, Municipais e Particulares e ainda montar a própria empresa de consulturia.

Há espaço para o profissional atuar em órgãos públicos? Se sim, quais órgãos e para quais funções?

Resposta: Sim, como já coloquei nas repostas anteriores. As funções vão desde Fiscais Federais Agropecuários, passando por professores nas Universidades, extencionistas nas empresas públicas de assistência técnica como a EMATER. Também temos os técnicos de nível superior no Ministério da Pesca e Aquicultura, Ministério da Educação, Ministério do Desenvolvimento Agrário e ainda nos Institutos Federais de Educação, como gestores e professores. Nas Fundações Jardim Zoológicos como técnicos responsáveis pela alimentação e manutenção dos animais. Na EMBRAPA como pesquisadores. E ainda em nível municipal e estadual nas secretarias de educação, meio ambiente e saúde.

O que deve fazer o profissional que deseja se destacar na área?

Resposta: Durante o curso o estudante de estar atendo às diferentes oportunidades que o mercado apresenta, participar de congressos, eventos relacionados à área de interesse, montar uma rede de contatos. Já formado deve estar capacitado e preparado para autar na área de interesse e caso um oportunidade diferente se apresente, ter a inteligência de abraçar a causa e se adaptar rapidamente. Estar conectado com tudo que acontece no mercado do trabalho, e ter um conhecimento geral amplo e consistente sobre o que todos os assuntos mesmo que aparentemente tenho pouco haver com as atividades que desenvolve.

Como é o curso de Zootecnia da UPIS? Qual o diferencial?

O Curso de Zootecnia da UPIS é classificado no padrão do Ministério da Educação com nota 4 dentro de uma escala que vai de 1 a 5, somos o melhor curso do Distrito Federal e estamos entre as melhores do Brasil. Em termos de estrutura física que considero uma das melhores estruturas do Brasil. Nosso corpo docente é extremamente qualificado composto por mestres de doutores(as) e que está em constante capacitação. Nosso diferencial é a possibilidade que o aluno tem, ao final do curso de autar em qualquer área de atuação da zootecnia, sendo que nosso forte é a gestão de processos e principalmente gestão de pessoas.

Esta entrada foi publicada em ciências agrárias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 respostas a Entrevista – mercado de trabalho Zootecnia

  1. Matheus Henrique Paez Martins Narciso disse:

    Zootecnia voltada a animais silvestres é uma boa escolha? Como anda o mercado de trabalho? Onde o profissional pode atuar? Em média, qual a remuneração desta área ?

  2. Andressa Moraes Belmont disse:

    Há possibilidade de concursos para area?

  3. marcos sousa disse:

    quem gosta muito de animas de manipulá-los e de tudo que envolve seu processo produtivo gosta de biologia porem tem muita dificuldade em matemática pode cursar zootecnia ou vai ficar complicado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>