Zootecnia: saiba quais são as atribuições do profissional

 

zootecnia-oque-faz

Quem é apaixonado por bichos e deseja trabalhar com a criação e reprodução dos animais deve investir na carreira de zootecnia. Diferente da veterinária, responsável por cuidar da saúde dos animais, prevenção e tratamento de doenças, a zootecnia busca melhores condições de vida dos mesmos. O zootécnico, como é conhecido o profissional graduado na área, também é responsável por cuidar da alimentação, do peso e de procedimentos de inseminação dos animais.

Entre as atribuições do zootécnico, destacam-se a de selecionar bons animais para o rebanho, conferir as condições de higiene dos animais, fazer a avaliação genética, garantir que as vacinas e medicamentos estejam em dia, criar regime adequado aos bichos, acompanhar as técnicas utilizadas para abate e para o armazenamento dos produtos derivados dos animais e aumentar a produtividade e rentabilidade nas atividades econômicas que envolvem animais.

O zootécnico encontra oportunidades de trabalho em todas as regiões do país, mas, principalmente na região Centro-Oeste, já que o número de fazendas na região é grande. Há muitas empresas que demandam profissionais graduados na área, como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que emprega muitos profissionais interessados em atuar com pesquisas e projetos na área de zootecnia. A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (EMATER-DF), que tem como objetivo prestar assistência técnica e gerencial aos produtores rurais, dando orientações sobre preparo do solo, plantio, controle de pragas e doenças, manejo de animais, controle sanitário e melhoramento animal, também é responsável por empregar muitos zootécnicos.

Para atuar na área, é necessário investir em uma boa formação profissional. A UPIS oferece o curso de graduação em Zootecnia, com duração de oito semestres. O curso capacita o aluno para promover e gerir o agronegócio da pecuária, atuando em áreas como nutrição, melhoramento genético e sistemas de produção animal. O profissional graduado na UPIS estará apto a exercer diversas atividades, como planejamento, organização, coordenação e controle de empreendimentos voltados para produção animal.

Para que os alunos tenham contato com os animais, o curso é realizado na Fazenda Lagoa Bonita. Assim, o aluno aprende na prática a produção nos setores de bubalinocultura, bovinocultura, equinocultura, cunicultura, apicultura, forragicultura, rações e outros. Entre as disciplinas abordadas durante o curso, estão Botânica Geral e Sistemática, Genética, Histologia e Anatomia Vegetal, Fisiologia Animal e Nutrição Animal Básica. Conheça mais sobre o curso de zootecnia da UPIS.

Esta entrada foi publicada em ciências agrárias e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Zootecnia: saiba quais são as atribuições do profissional

  1. José Carlos de Almeida disse:

    Me parece que a denominação do profissional graduado na área é denominado ZOOTECNISTA, e o que se forma em curso técnico é o TÉCNICO EM ZOOTECNIA OU ZOOTÉCNICO.

  2. Karla Santana disse:

    Verdade. Sou graduada em Zootecnia, formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia. A denominação correta para este profissional é Zootecnista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>